Nota fiscal eletrônica: entenda de vez suas funcionalidades

Nota fiscal eletrônica: entenda de vez suas funcionalidades

A necessidade de modernização fez com que a nota fiscal eletrônica fosse incorporada naturalmente no dia a dia das empresas. Mas, muitos ainda possuem diversas dúvidas sobre suas funcionalidades, tipos e como fazer sua emissão.
Por isso, preparamos esse post para mostrar o que é preciso saber sobre a nota fiscal eletrônica para compreender de vez e tirar todas as dúvidas. Confira.

O que é nota fiscal eletrônica?

Todos conhecem a nota fiscal em papel, que é gerada em todas as operações de venda de produtos ou serviços, por meio delas que os impostos sobre transações comerciais são recolhidos.
A nota fiscal eletrônica tem o mesmo objetivo, mas é um documento emitido e armazenado digitalmente, ou seja, é a versão online desse documento. Ela tem validade legal que é garantida por assinatura digital da empresa que emite e de quem paga pelo produto ou serviço.

Tipos de nota fiscal eletrônica

São quatro tipos de NF-e:

Cupom Fiscal Eletrônico do Estado de SP: modelo emitido para clientes das empresas do estado de SP, para gerar a nota a empresa precisa adquirir o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT). O estado autoriza a utilização do modelo nacional de nota fiscal de consumidor eletrônica, mas exige que possuam esse modelo nos estabelecimentos.
Nota Fiscal Eletrônica Estadual: modelo voltado para transações comerciais substitui o modelo de nota 1-A e é enviada à receita estadual onde a empresa está localizada.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica: surgiu para substituir as notas fiscais impressas que eram emitidas nas prestações de serviços. É enviada para a receita municipal que a empresa está localizada. Podem ser enviados por e-mail, por exemplo, quando o serviço é feito a distância com a emissão da DANFE. Cada prefeitura possui seu próprio sistema ou contratado de terceiros.
Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica: é emitida como a NF-e e enviada diretamente a Sefaz, o DANFE pode ou não ser impresso em impressoras não fiscais, caso o consumidor desejar receber. Pode ser consultada na Sefaz e possui QR-Code.

Principais benefícios

A utilização de notas fiscais eletrônicas trazem importantes benefícios para as empresas, pensando nisso listamos alguns dos principais:A utilização de notas fiscais eletrônicas trazem importantes benefícios para as empresas, pensando nisso listamos alguns dos principais:
• Redução de custos (impressão, papel, envio de documentos, armazenagem);
• Redução de erros de escritas, ocasionados por erros de digitação;
• Aumento na confiabilidade da nota fiscal (segurança, controle fiscal, compartilhamento de informações com o Fisco);
• Diminuição de sonegação e aumento de arrecadação;
• Otimização de tempo;

O que precisa para emitir?

Toda empresa que deseja fazer a emissão de nota fiscal eletrônica necessita estar registrada. Portanto é preciso ter o CNPJ, isso vale também para o modelo em papel.
Além disso, é exigido o certificado digital para emissão, com ele é garantido à validade jurídica, já que consta a assinatura digital.
Gerar nota fiscal eletrônica é uma realidade que as empresas precisam se adequar. Por isso é importante ficar por dentro e conhecer a fundo as necessidades que o seu negócio precisa.
Aproveite e conheça as soluções para nota fiscal eletrônica que a Reder oferece e tenha mais praticidade e agilidade em seus processos.

reder-software
No Comments

Post a Comment