5 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa (Demo)

5 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa (Demo)

É importante saber como aumentar a produtividade da sua empresa, especialmente se você deseja se sobressair no mercado e ganhar a preferência dos clientes. Segundo pesquisa, apenas 39% do expediente de trabalho é realmente produtivo. Mas e todo o restante?
Para otimizar a produtividade, é necessário gerenciar bem os diversos recursos internos, como os processos, as tecnologias e, especialmente, o capital humano. Colaboradores motivados, alinhados e comprometidos fazem toda a diferença no final de cada mês.
Pensando em tudo isso, criamos um guia incrível para você. Continue lendo este texto e descubra 5 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa, de forma prática e eficaz. Boa leitura!

1. Transforme o grupo de trabalho em equipe

Há uma imensa diferença entre grupo e equipe, e você precisa conhecê-la. Um grupo é apenas um coletivo humano; não há sinergia entre seus integrantes. Com a equipe é diferente, todos possuem propósito, comprometimento e habilidades complementares.
Para construir uma equipe, é preciso definir objetivos claros para todos, construir uma forte percepção de “nós” e recompensar pelas conquistas alcançadas. Verdadeiras equipes são mais produtivas e comprometidas com os resultados desejados pela empresa.

2. Melhore os processos diários

Um dos pilares para a produtividade da sua empresa é ter processos diários bem definidos, que facilitem a transformação de insumos em produtos/conquistas reais. Por essa razão, é necessário rever os principais processos, avaliando se atendem ao grau de resultados que se deseja.
Avalie as entradas (inputs) e saídas (outputs) de cada processo, identificando se são proporcionais. Depois, crie um fluxograma (representação gráfica) do passo a passo ideal, compartilhe com o time e cobre por melhores resultados no futuro.

3. Facilite a atividade de comunicação interna

A comunicação dentro da empresa tem um grande papel, pois impede que uma série de erros e problemas operacionais existam. Entretanto, na maioria das empresas, a atividade de comunicação ainda é precária e deixa espaço para fofocas e conversas paralelas.
O planejamento de uma boa comunicação envolve a definição dos canais que levarão a mensagem do emissor ao receptor. Entre os principais, é possível destacar: o mural de recados, aplicativo mobile, sistema ERP, intranet e celular corporativo.

4. Tenha metas claras e desafiadoras

As metas indicam o caminho a ser percorrido por todos dentro da empresa, como uma grande bússola corporativa. Quando bem definidas, canalizam toda a força de trabalho e alinham os profissionais. Desse modo, é possível desafiar — e vencer — o status quo.
Boas metas precisam ser quantitativas, ou melhor, baseadas em números reais — assim fica mais fácil mensurar as conquistas. Também devem ser específicas, relevantes e desafiadoras.

5. Utilize um bom sistema de gestão

Um bom sistema de gestão faz toda a diferença. Com ele, é mais fácil controlar os processos diários, avaliar os níveis de estoque, fechar vendas importantes e cuidar das finanças. Tudo isso dá mais celeridade, segurança e competitividade à empresa.
A escolha do melhor sistema pode variar de acordo com algumas questões internas, como o tamanho da empresa e o orçamento disponível. Independentemente disso, busque um fornecedor reconhecido, com preços competitivos e faça um teste grátis.
Agora você está por dentro do assunto. Ao aplicar nossas dicas em sua rotina de trabalho, conseguirá alcançar grandes resultados e aumentar a produtividade da sua empresa. No final, terá equipes mais alinhadas, clientes mais satisfeitos e um grande diferencial em relação à concorrência

reder-software
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website