A importância da comunicação visual para a empresa
O visual é a forma mais bem sucedida de comunicação. Empresas que abraçam o conteúdo visual comemoram os resultados de maneira mais rápida que qualquer outra: seja em relação a fãs, leitores, seguidores, lead e clientes.
Se a sua empresa não utiliza a comunicação visual na sua estratégia de marketing, seja nas redes sociais, seja nas campanhas, é hora de renovar seus planos. É importante ressaltar os benefícios de incorporar a relevância da comunicação visual para aumentar seu alcance, fortalecer a marca e marcar seu local no mercado
O ser humano é visual
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa expressão consegue definir bem a importância da comunicação visual para seu negócio. É possível comparar a maneira que seus clientes reagem à sua empresa da mesma maneira que reagimos à linguagem corporal ou movimentos silenciosos de qualquer outra pessoa.
Sua identidade visual dirá muito mais aos consumidores do que uma longa apresentação em texto, já que sua comunicação visual será o primeiro impacto direto na formação de qualquer opinião.
Mas o que é a comunicação visual?
Vivemos uma época em que serviços e produtos são oferecidos de maneira muito similar, principalmente na era online. Milhares de novos negócios surgem a todo instante e é necessário que o negócio se destaque no meio de todos os outros profissionais do mesmo segmento.
Sua empresa não deve apenas vender um produto ou serviço: ela deve marcar seu cliente e deixar claro qual ideal ou conceito você quer passar. Você deve vender uma ideia inovadora e diferente para se destacar da concorrência. A união de elementos visuais que sua empresa utiliza para se apresentar aos consumidores é o que define a comunicação visual, criando uma identidade para marca e representando a mesma a partir de formatos, símbolos e cores.
A princípio, essa tarefa pode parecer fácil, mas unir todas as qualidades do negócio em torno de uma linguagem única é muito mais difícil do que aparenta ser. Esse trabalho deve ser feito com cuidado, pois uma identidade visual assertiva aproxima o cliente antes mesmo dele saber o que sua empresa faz.
Como criar uma identidade visual?
O profissional responsável pela criação da identidade visual de uma empresa é o designer gráfico. Ele faz a conciliação entre os aspectos culturais e empresariais da empresa e o melhor apelo ao público-alvo. Utilizando conceitos criativos, eles reúnem imagens e símbolos que transmitem o objetivo da empresa de forma eficaz, expressando uma ideia apenas com conteúdo visual.
A contratação de um bom profissional da área de design não deve ser vista como um gasto. Toda empresa deve encarar a criação da identidade visual como a chave do sucesso que faltava para decolar. Esse olhar profissional é essencial para que o visual seja certeiro para fidelizar clientes, criar confiança e marcar a experiência do consumidor. O designer tem o sentimento de transformar sua empresa em muito mais do que apenas uma marca.
Componentes da comunicação visual
A identidade visual da empresa pode ser dividida em três grupos:
– Primários: o primeiro impacto. Neste grupo estão incluídos a logo (representação do nome da sua empresa), o ícone (símbolo que a representa) e a marca (união da logo e do ícone).
– Secundários: são os elementos que constituem a totalidade dos primários. Aqui se encontram a tipografia escolhida para representar a sua empresa e todo o uso das cores. É no grupo secundário que estão os elementos que fazem a marca ser lembrada por clientes e consumidores.
– Terciários: são os acessórios que complementam e seguem a mesma linha de criação dos grupos primários e secundários. Aqui se incluem qualquer tipo de mascote, objeto ou uniforme que caracterize sua empresa.
Atualize-se!
Acompanhar as tendências do mercado, além de ser uma tarefa básica para todo empreendedor, é dever de qualquer empresa que deseja se estabelecer no mundo corporativo. É comum observar grandes marcas que, de tempos em tempos, reaparecem no mercado com sua identidade visual totalmente repaginada.
Essa grande mudança, na maioria dos casos, acontece conforme o interesse do público no produto ou serviço vai diminuindo, seja por causa de ações de marketing que falharam ou de campanhas desatualizadas com a realidade do público-alvo.
Mudam os hábitos dos consumidores, sua empresa muda junto. Na realidade online, todas as tendências se alteram rapidamente, e com ela a empresa precisa estar preparada para atingir a todos.
Temos como exemplo uma das mais bem estabelecidas empresas de beleza do Brasil, a Boticário. Formada em 1977, o grupo passou por inúmeras mudanças de identidade visual (e até mesmo slogans) que acompanhavam tanto seu público-alvo principal (o feminino) e como a mulher ganhou espaço desde sua criação.
Depois de inúmeras pesquisas, a Boticário percebeu que o perfil da mulher contemporânea é muito mais independente e empoderado do que na época da fundação da empresa. Com isso, no rebranding de 2011, apresentou sua nova identidade focada em um logo colorido, sofisticado e clean, com um slogan que prioriza a beleza do dia-a-dia, da mulher que tem diversas tarefas em casa, com a família, os filhos e o trabalho, mas mantém sua aparência sempre bela.
Reforce seus valores
A comunicação visual é sua principal aliada em marcar e reforçar os valores da empresa na cabeça dos consumidores. Por meio de estratégias corretas, você conseguirá facilmente fortalecer a imagem da empresa. Confira alguns pontos importantes para manter a harmonia entre valores e identidade visual:
- Posicionamento: É preciso deixar claro para os consumidores o perfil da sua empresa. Se ela é focada em um segmento específico, público A, B ou C, se é a líder do mercado ou um produto/serviço popular. Esse posicionamento deve estar refletido em toda a identidade visual, da logomarca à embalagem ou uniforme de funcionários.
- Propaganda: Quanto maior a quantidade de meios de comunicação que tiver para divulgar seu negócio, melhor. Utilizando materiais de publicidade, sua marca terá presença constante na memória dos clientes, além de divulgar novidades da empresa e tornar o reconhecimento dela mais fácil.
- Fique online: Estar presente na internet deixou há muito tempo de ser um luxo para se tornar uma necessidade. O Brasil é um país extremamente conectado e, na era dos smartphones, manter sua empresa conectada é requisito para expandir o negócio. Seja criando um site, seja mantendo uma fanpage em redes sociais, é importante centralizar os atendimentos online, pois uma empresa que não possui contatos online pode não passar segurança para seus clientes.