3 dicas de como se organizar para as obrigações fiscais de 2020
Foque na organização da documentação
O ambiente das obrigações fiscais é burocrático e técnico, logo, lidar com o mesmo requer transparência e visibilidade sobre as atividades e responsabilidades do negócio. Neste contexto, é de suma importância manter uma boa documentação em todos os setores da empresa.
Os documentos fiscais são a base para a otimização do tempo, além de serem a garantia de que tudo está em conformidade com as exigências da legislação.
Invista em uma equipe capacitada
A forma como se lida com o setor fiscal/contábil da empresa é fundamental para a garantia de seu sucesso. Contudo, está ainda é uma área bastante técnica, a qual exige conhecimentos específicos sobre a legislação e as rotinas envolvidas no cumprimento das obrigações.
Por essa e muitas outras razões, é fundamental que a empresa capacite bem as suas equipes, preparando-as para lidar com eficiência com expedientes burocráticos e, principalmente, com as mudanças constantes da legislação. Essa é uma postura essencial para manter a regularidade do negócio, evitando erros por desatualização.
Desenvolva um planejamento tributário
Mais uma ação indispensável o bom funcionamento dessa área é traçar um plano. O chamado planejamento tributário é uma ação preventiva que visa organizar e antecipar as obrigações da empresa, de modo a prepará-la da melhor maneira para o cumprimento.
O planejamento é a chave para a organização financeira, além de ser essencial para evitar surpresas e erros em cálculos, enquadramentos e demais quesitos necessários.