Calendário 2017: prepare-se para as principais datas do comércio

Calendário 2017: prepare-se para as principais datas do comércio

Com a economia em uma situação delicada, os consumidores têm aguardado os períodos de ofertas para fazer suas compras. Por isso, organizamos o Calendário 2017 para você preparar sua empresa e aproveitar os momentos mais propícios para alavancar vendas, renovar estoque e conquistar clientes.
Muitos feriados cairão em dias úteis, o que costuma ser um empecilho para comerciantes (já que é um dia de trabalho perdido, ou mais caro, se o gestor decidir operar normalmente). Então, antes de tudo é preciso que você se organize de modo a evitar queda nas vendas e atraso de prazos.
Em contrapartida, algumas dessas datas são comemorativas, o que ajuda a equilibrar o desempenho de vendas, visto que você pode realizar ações que estimulem os clientes a comprarem com você. Confira as principais datas para o comércio brasileiro e como aproveitar essas oportunidades.

Prepare-se com antecedência

Para evitar falta de mercadoria, você precisa se programar com seus fornecedores. Procure negociar com antecedência para conseguir preços atrativos e condições de pagamento diferenciadas.
E para não ter problemas com os prazos de entrega, esteja alinhado às diretrizes das empresas de logística, pois algumas delas operam em horários especiais. Além disso, você pode reforçar o estoque de mercadorias específicas para cada data comemorativa, de acordo com o público-alvo.

A equipe deve estar bem treinada

Para bom desempenho, todo negócio precisa que os setores da empresa estejam em harmonia, isto é, operando de acordo com o ritmo do negócio. Em datas comemorativas, especialmente quando o lojista desenvolve ações de vendas, a equipe precisa estar preparada para manter a agilidade em suprir demandas.
O back office da empresa também deve ser eficiente, por isso, não esqueça de contar com um bom sistema de gestão online (ERP) para seguir o calendário 2017. Esse software proporciona segurança, precisão e agilidade nos processos de venda (saiba mais aqui).

“Quem não é visto não é lembrado”

Não adianta você criar promoções super atraentes se não souber mostra-las. Especialmente para quem trabalha com e-commerce, a dica é apostar em ações nas redes sociais, e-mail marketing/ newsletter e banners estratégicos na home da loja.
Nesse sentido, os períodos de promoção são uma boa pedida para atrair novos compradores e tornar sua marca conhecida para clientes em potencial, que poderão fazer negócio com você no futuro.

Calendário 2017

CARNAVAL (28 de fevereiro)
Apesar de muita gente pensar que o Carnaval é feriado nacional, na verdade é apenas uma data comemorativa, portanto é considerado dia normal de trabalho e o comércio pode funcionar normalmente.
Oferecer descontos especiais ou vantagens nas formas de pagamento são atrativos para essa época, quando muitas famílias já estão com parte do orçamento comprometida. A dica é liquidar artigos de verão, como biquínis, cooler, pranchas, maquiagens coloridas, móveis para a área externa.
PÁSCOA (27 de março)
O carro-chefe são os chocolates, mas itens de pelúcia, pacotes turísticos e cosméticos temáticos também têm seu espaço. Que tal investir em embalagens especiais e na decoração da vitrine?
WEB FASHION DAY (11 de abril)
A data é voltada para o comércio eletrônico nos setores de moda e beleza e é uma ótima oportunidade para promover a rotatividade do estoque, principalmente de produtos que não tem mais muita validade pela frente ou estão saindo de moda.
DIA DO FRETE GRÁTIS (29 de abril)
Seja em relação ao valor, seja em decorrência do prazo de entrega, o frete ainda é um fator decisivo na hora de fechar uma compra na internet. Criado nos Estados Unidos, o Dia do Frete Grátis é uma oportunidade para os consumidores adquirirem mercadorias sem se preocupar com o valor da entrega. E para os lojistas, é uma chance de fidelizar clientes e atrair mais consumidores para seu e-commerce (atenção: seja claro nas condições que oferecer).
DIA DAS MÃES (14 de maio)
Apesar do ritmo de crescimento menos acelerado, o Dia das Mães continua sendo a segunda data mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal. As ofertas valem para os mais diversos segmentos, já que existem mães de todos os estilos e com as mais variadas necessidades. Lembre-se das nossas dicas: prepare-se com antecedência, treine a equipe e invista em ações de marketing.
DIA DO ORGULHO NERD (25 de maio)
Ser nerd não é mais motivo de piada. Geek se tornou cool, e movimenta um mercado gigantesco. Esse dia é perfeito para atingir públicos em busca de livros, games, miniaturas, fantasias, revistas e filmes. Programe-se!
DIA DOS NAMORADOS (12 de junho)
O Dia dos Namorados também é uma data importante para o comércio, enchendo vitrines e prateleiras de amor. A dica é oferecer linhas de produtos a preços mais atraentes, especialmente nos ramos de vestuário e de itens de informática e comunicação. Cosméticos e pacotes de viagens para casal também são bastante procurados.
DIA DOS PAIS (13 de agosto)
Os pais não são tão presenteados quanto as mães, mas também movimentam o comércio e essa data requer planejamento nas ações de marketing, além de atenção da parte operacional.
DIA DAS CRIANÇAS (12 de outubro)
Criança adora presente. E adora surpresas. Por isso, reforce o cuidado com a entrega para que o presente não chegue atrasado. Além disso, dê atenção ao setor de conferência (antes de enviar o pedido) e ao de trocas e devoluções, pois alguns itens podem chegar trocados, com defeito de fabricação ou simplesmente não servir, como no caso de peças de vestuário.
BLACK FRIDAY (25 de novembro)
Tradicional nos Estados Unidos, nos últimos anos a Black Friday tem se mostrado uma excelente ferramenta para alavancar vendas, atrair clientes e ampliar o comércio online também no Brasil. Neste dia, são oferecidos mega descontos e queima de estoque, especialmente no e-commerce.
+ Cyber Monday: na segunda-feira logo após a Black Friday, as lojas de e-commerce têm mais um dia para apostar em descontos especiais. O nome faz referência a produtos eletrônicos e de tecnologia, mas não se restringe apenas a eles – diversos segmentos podem aderir à campanha.
NATAL (25 de dezembro)
O Natal é consagrado como a principal data para o comércio brasileiro, conseguindo movimentar todos os setores – vestuário, brinquedos, perfumaria, cosméticos, eletrônicos, alimentos, etc. A pluralidade é muito grande para todos os segmentos, então todo mundo tem sua chance de alavancar vendas.
ANIVERSÁRIO DA SUA LOJA, DATAS POR SEGMENTO E PROMOÇÕES LOCAIS
Outra boa oportunidade de divulgar sua marca é realizar ações no mês ou na semana de aniversário da sua loja, seja ela física ou virtual.
Você também pode procurar a data comemorativa do segmento em que atua e apostar em abordagens diferenciadas. Além disso, também vale ficar ligado em promoções locais, no caso de loja física – Os CDLs costumam fazer promoções e campanhas especiais.
E aí, curtiu nosso Calendário 2017 para o comércio? Separamos as principais datas comemorativas para você se programar. Aproveite.

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