Quatro livros sobre empreendedorismo que você precisa ler
Os empreendedores que desejam expandir e melhorar seus negócios também precisam reservar um pouco de tempo para a leitura. Muitos gestores passam pelos mesmos problemas que você e algumas soluções estão nos livros. Portanto, ler é uma boa estratégia para investir na sua formação, aprender com erros e acertos e ter novas ideias.
Reunimos alguns títulos para você desacelerar, fugir da rotina e aprender um pouco mais sobre empreendedorismo de sucesso. Confira!
“Criatividade S.A.”, de Ed Catmull
Na obra “Criatividade S.A.”, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso da Pixar, o mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. O autor relata como fundou a companhia ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Cabe lembrar que o estúdio está por trás de animações consagradas, como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo.
As páginas do livro rememoram encontros da equipe e sessões de brainstorm que formaram a história da empresa responsável por revolucionar a indústria de animação cinematográfica. Além disso, o autor divide sua experiência na gestão de uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo. Obra essencial para quem deseja valorizar a criatividade nos negócios.
“O Jeito Disney de Encantar Clientes”, do Disney Institute
As empresas têm (ou deveriam ter) uma meta em comum: atender os clientes que consomem seus produtos e serviços com qualidade, preferencialmente os fidelizando. Este livro leva você aos bastidores da Disney para mostrar as melhores práticas e filosofias seguidas pela empresa, apresentando os princípios de atendimento tanto no Walt Disney World, de acordo com o ponto de vista do elenco, quanto em outras organizações, segundo executivos que já participaram do Disney Institute.
“A Loja de Tudo: Jeff Bezos e A Era da Amazon”, de Brad Stone
Um livro para se inspirar! Você já deve saber que a Amazon é um e-commerce bastante robusto. Mas este livro apresenta o caminho seguido pelo dono da empresa, Jeff Bezos, que inovou na forma de vender, oferecendo muitos produtos a preços baixos. Poderia ser um sonho distante, talvez inalcançável, mas aconteceu e virou um sucesso mundial.
A obra reúne entrevistas realizadas pelo jornalista Brad Stone, autor da obra, que conversou com funcionários e familiares de Jeff para organizar as principais ações do empresário.
“Girl Boss”, de Sophia Amoruso
Você já deve ter ouvido falar sobre esse título ou sobre a autora, principalmente depois que a Netflix adaptou a obra para uma série disponibilizada no serviço de streaming. Este livro é inspirador para quem deseja guiar seu próprio negócio, especialmente se busca uma oportunidade no e-commerce.
Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos, com um emprego “normal”, continuava com pouco dinheiro, sem rumo e insatisfeita, pois só aceitou o trabalho por causa do seguro-saúde. Então a jovem decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay.
Oito anos depois, Sophia é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Nos anos seguintes, a empresa passou por muitas dificuldades financeiras, por isso é interessante que o leitor avalie as experiências da jovem e entenda o que pode ou não ser benéfico para o negócio.
Além da história ousada de Sophia, o livro prova que ser popular não é pré-requisito para ser bem-sucedido. Para atingir o sucesso, é preciso confiar nos seus instintos e seguir sua intuição.
E aí, gostou das indicações? Aproveite para conferir quatro filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar.