Tudo o que você precisa saber para montar um e-commerce
Comprar pela internet é uma tendência consolidada – hábito que só tende a crescer entre os consumidores. Atentos a isso, muitos empresários decidiram montar um e-commerce para conquistar esse mercado em ascensão.
Porém, antes de investir em uma loja virtual é preciso muito planejamento e dedicação, fatores que determinarão o sucesso do seu empreendimento. Além disso, para montar um e-commerce rentável é necessário focar em alguns detalhes. Confira a seguir!
Planeje suas ações
O planejamento é a etapa primordial para qualquer negócio. No que diz respeito ao comércio eletrônico, antes de montar um e-commerce defina seus diferenciais, produtos, público-alvo, formas de pagamento, plataformas, back office, etc.
O ideal é optar por um plano de negócio (miniplanos, model canvas, plano do que fazer, entre outros) e ser o mais detalhista possível. Pesquise sobre o mercado, clientes, os produtos que serão vendidos, concorrência e o que vai precisar, além de determinar metas e objetivos realistas.
Escolha a plataforma para montar um e-commerce
Com base no seu plano de negócio defina a plataforma de e-commerce que mais se adéqua ao perfil da sua loja. Opte por uma plataforma que atenda ao seu projeto e seu crescimento futuro, uma vez que a mudança nessa ferramenta pode trazer incômodos ao negócio.
Em linhas gerais, a escolha da plataforma vai depender dos recursos disponíveis, da sua familiaridade com a tecnologia e o ramo de atuação. Há modelos mais limitados, porém eficientes, assim como opções mais avançadas que demandam mais investimentos.
Defina o layout mais interessante
O layout faz toda a diferença e por isso é necessário que ele seja atraente, informativo e visualmente agradável para o cliente que entra em seu site. Para garantir uma boa experiência de compra, o visual da sua página precisa atender a alguns requisitos, são eles:
- ter uma boa estrutura, com campos bem definidos, cores adequadas à proposta e informações completas;
- diminuir o caminho até a finalização da compra;
- ter filtros de buscas;
- menus bem localizados;
- imagens nítidas dos produtos, assim como descritivos que facilitem a experiência de compra;
- design que seja confortável para usuários que acessam por dispositivos móveis.
Pesquise as formas de pagamento
Além de oferecer o máximo de opções de pagamentos possíveis, um e-commerce deve estar atualizado quanto aos certificados de segurança das transações.
A maioria das plataformas de e-commerce oferece suporte para os mais variados sistemas de pagamento para o cliente, como cartão de crédito, transferência e boleto bancário.
Cuide da segurança
Ao montar um e-commerce você precisa de um certificado digital SSL, que serve para criptografar as informações trocadas entre cliente e loja virtual. Isso serve para garantir a privacidade dos dados dos clientes.
Sem ele, a sua página tende a perder vendas. Além desse certificado, há outras opções como blindagem de site e avaliação de risco para dar mais segurança às transações.
Tenha uma estratégia de marketing digital
Um e-commerce que não tem uma campanha digital é igual uma loja física que não investe em panfletagem, outdoor e propaganda na TV. Da mesma forma, que existe ações de marketing para o mundo físico, uma loja virtual precisa criar ações no meio digital.
O ideal é planejar também as ações e abordagens que serão utilizadas para atrair o público e gerar conversões. Explore as redes sociais, gere conteúdo relevante e assim mantenha o cliente próximo do negócio.
Defina as opções de entrega
Outro detalhe que precisa ser cuidadosamente planejado é a logística do seu e-commerce. Atualmente, há diversas opções, desde transportadoras terceirizadas ou até mesmo pelos Correios.
A escolha mais assertiva dependerá do produto que você comercializa, assim como os seus diferencias na entrega.
Lembre-se que montar um e-commerce vai sempre exigir o aperfeiçoamento da estratégia e atualizações constantes. Afinal, o mundo digital está mudando a todo momento.
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