Você sabe o que é inscrição estadual?
Manter a empresa legalizada é dever de todo empreendedor ético que deseja garantir o futuro do seu negócio. Uma das exigências burocráticas é a obtenção da inscrição estadual. Você sabe o que é e quando é obrigatória?
No post de hoje elaboramos um guia definitivo para que você saiba tudo sobre a inscrição estadual. Aprenda o que é, no que se diferencia da inscrição municipal e entenda se sua empresa precisa de uma. Acompanhe!
O que é inscrição estadual
A inscrição estadual é um número fornecido pela Secretaria da Fazenda que representa o registro formal da empresa no ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação) no estado em que se encontra.
Assim, é exigida para negócios que realizam vendas nos segmentos do comércio, indústria, transportes, comunicação e energia.
As demais empresas estão isentas da inscrição, porém ficam obrigadas a recolher o ISS (imposto sobre serviço de qualquer natureza).
Para que serve a inscrição estadual?
Uma vez que a inscrição está atrelada ao ICMS, é ela a autorizadora para o comércio de produtos dentro do território nacional, já que apenas empresas que recolhem o tributo podem fazê-lo.
Empresas que realizam as duas atividades — comércio de produtos e prestação de serviços — também devem recolher ICMS e, por isso, são obrigadas a possuir inscrição estadual.
Inscrição estadual x inscrição municipal
A inscrição municipal, como sugere o próprio nome, está atrelada a cadastros municipais que possam ser exigidos pela lei local. Está vinculada ao ISS e é necessária para a prestação de serviços.
A principal diferença entre as duas inscrições, além de estarem vinculadas a diferentes entidades administrativas, é que, no caso da estadual, é exigida para quem comercializa produtos, enquanto a municipal destina-se a empresas prestadoras de serviços.
Como conseguir uma inscrição estadual
Não existe regra geral para sua obtenção. Cada estado possui a sua própria regra acerca da inscrição estadual, sendo que em alguns deles a alíquota chega a ser até mesmo zero, motivo pelo qual é recomendado consultar a SEFAZ.
Na maioria dos estados a inscrição pode ser obtida junto ao CNPJ, o que é feito por via eletrônica por meio de cadastro único. Em alguns estados, a inscrição é pré-requisito para a expedição de alvará de funcionamento.
Qualquer alteração na inscrição deve ser comunicada a fim de que a ficha de cadastro esteja sempre atualizada.
Conte com o auxílio de profissionais
É importante contar com ajuda especializada. Contadores qualificados são de grande valia na elaboração de documentos necessários, instituição do planejamento tributário e em todo o processo de legalização do negócio.
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