Warning: session_start(): open(/var/lib/php-cgi/session/sess_ef4b0db7a84244cf312a4d525b43d0f1, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in /home/storage/0/3a/93/redersoftware10/public_html/wp-includes/functions.php on line 2

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php-cgi/session) in /home/storage/0/3a/93/redersoftware10/public_html/wp-includes/functions.php on line 2
Cancelamento de NFe fora do prazo - | ERP | Reder
Cancelamento de NFe fora do prazo

Cancelamento de NFe fora do prazo

 

cancelamento de NFe fora do prazo de 24 horas (também chamado cancelamento extemporâneo) deixa muitos empresários receosos, justamente por não dominar este assunto.

É possível fazer o cancelamento de uma nota, ainda que fora do prazo. Basta seguir os procedimentos do Fisco de forma correta.

Entenda mais sobre na continuação deste artigo.

 

Cancelamento fora do prazo

 

É um recurso que a Sefaz oferece para o contribuinte que precisa cancelar uma nota fiscal fora do prazo de 24 horas previsto em lei.

Vários fatores podem levar a um cancelamento como erro de digitação, erro com nome de cliente ou fornecedor, etc. Seja qual for o erro, quando há a necessidade de cancelamento, é preciso estar atento ao prazo.

O prazo de 24 horas foi estipulado para evitar o cancelamento de Notas Fiscais Eletrônicas após a circulação das mercadorias.

 

 

Fazendo o cancelamento fora do prazo

 

Para realizar o cancelamento de NFe fora do prazo, a mercadoria não pode ter saído do estabelecimento, e o destinatário não pode ter feito a Ciência da Emissão. O contribuinte ou a sua contabilidade deve entrar em contato com a Sefaz do seu estado requerendo o cancelamento.

Após a Sefaz analisar o processo e autorizar o cancelamento, um novo prazo para realização será aberto à empresa.

Para concluir essa etapa, o contribuinte deve realizá-lo em seu programa emissor de NFe. Contudo, a solicitação fora de prazo à Sefaz, pode causar custo ou multa ao contribuinte. Veremos no tópico seguinte.

 

 

Multa por cancelamento fora do prazo

 

Após o prazo de 24 horas da emissão da NFe, o cancelamento não é mais permitido e é cobrada uma multa pela Receita Federal.

A regra é válida em todo o país, mudando apenas a forma de aplicar dos estados, porém, geralmente, o valor da multa é de 1,5% do valor total da nota cancelada.

Para que não seja preciso pagar multa para o cancelamento de uma nota, esteja sempre atento na emissão de suas NFes, para que não haja erros no processo.

 

Não perca tempo e cancele suas notas a tempo

 

O cancelamento de NFe fora do prazo é algo que deve ser feito apenas quando necessário, não havendo possibilidade de reverter o erro com outro recurso.

Cumprir com o prazo correto é de extrema importância. Por mais que haja a solução do cancelamento fora do prazo, também há custos extras em decorrência disso.

Alguns estados são mais rigorosos com o cancelamento de NFe. Por isso, é importante saber os prazos e legislações para poder dar seguimento à transação.

Tenha sempre o acompanhamento contábil para sua empresa, para que todas as questões fiscais sejam resolvidas de forma correta e não traga problemas à sua empresa. Assim como um emissor de NFe qualificado que não complique o momento da emissão ou do cancelamento.

 

Entre em contato e adquira um emissor de NFe e gestão.

Sobre o autor

Leave a Reply