Dicas para um eCommerce de sucesso

Dicas para um eCommerce de sucesso

O empreendedor que deseja montar um eCommerce deve levar em conta alguns detalhes fundamentais antes de publicar sua loja e começar a vender.
Neste artigo, apresentamos de maneira bem resumida, 10 dicas para auxiliar no desenvolvimento de um eCommerce , com as melhores características para obter sucesso na internet.
 
 

Integração

 
Para aqueles que já têm uma loja física e pretendem empreender com eCommerce , é fundamental que tenham um estoque e produtos integrados.
Além de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e ERP (Software de Gestão Empresarial), é importante considerar todas outras ferramentas que devem ser integradas, como soluções de pagamento, formas de entrega, integração com Marketplace, Google e tantas outras possibilidades que podem ser estratégicas para seu negócio online.
 
 

Hospedagem

 
A hospedagem deve ser flexível e segura. Em datas comerciais como o Black Friday, a hospedagem deve ser capaz de suportar volumes maiores de acesso, bem como ter ferramentas que garantam a segurança e performance do eCommerce.
 
 

Design

 
O Design representa a marca e a sua empresa. Por isso, um Design bem desenvolvido, transmite facilidade e credibilidade e segurança. Um Design bem feito facilita a utilização e potencializa as vendas.
 
 

Mobile

 
Ter um site mobile é a cada dia mais importante para o eCommerce. Um site adaptado para os dispositivos móveis, conhecido também como layout responsivo, facilita e potencializa as vendas, pois permite que os clientes comprem de qualquer dispositivo..
Um site responsivo, não é um diferencial e sim um item fundamental para permitir vendas, independente do dispositivo. Além disso, o Google trabalha melhor o ranqueamento dos eCommerces que são desenvolvidos com layout responsivo.
 
 

Navegação Facilitada

 
O objetivo da navegação facilitada, é que o cliente chegue até o checkout (tela de pagamento) da maneira mais rápida e fácil possível. Para isso, é importante ter uma busca eficiente, bem como filtros, que auxiliem o cliente a encontrar o produto com as características que ele deseja.
Uma boa estratégia  é ter ferramentas de análise para entender como os clientes estão navegando na sua loja, que podem auxiliar na correção dos problemas e dificuldades de navegação, e com isso, aumentar as taxas de conversão.
 
 

Cadastro de produtos

 
A página de produto, deve ter o máximo de informações para convencer o cliente a comprar. Para isso, deve ter um título claro, fotos bem tiradas e com boa qualidade, que mostrem todas as vistas e características do produto, e se possível, colocar um vídeo para auxiliar na demonstração dos benefícios do produto.
A descrição do produto deve ter informações técnicas e sanar todas as dúvidas que o cliente possa ter.
 
 

Checkout Simples

 
Facilitar a conclusão de um pedido com um checkout simples e eficiente, permite que a taxa de conversão das vendas seja maior, do que checkouts demorados e com várias etapas.
Ofereça um processo de compra simples e que demonstrem numa tela só todas as etapas (cadastro, entrega, pagamento e revisão).
 
 

Pagamento e Entrega

 
É importante que o cliente encontre diferentes possibilidades de pagamento, bem como oferecer condições ou até mesmo descontos para o pagamento à vista.
Quanto às formas de entrega, é importante oferecer até mesmo frete grátis, porém deve-se ter um valor mínimo para compra, para que seja possível incluir o custo do frete no valor do pedido. Ofereça o máximo de possibilidades que sejam mais baratas para o cliente, para que o frete não seja um fator de desistência da compra.
 
 

Segurança

 
É importante ter um certificado SSL instalado para proteger a compra dos clientes. Além disso, informar o cliente em diferentes locais da loja que ele está num ambiente seguro.
Também para quem vende com cartão de crédito, é importante ter um sistema anti-fraudes instalado na plataforma para identificar possíveis fraudes.
 
 

Plataforma

 
De maneira resumida, temos 2 tipos de fornecedores de plataforma. As plataformas locadas e customizadas.
Nas Locadas o cliente somente contrata a hospedagem, porém fica responsável pela customização e configuração da sua loja virtual.
Já nas Customizadas, o fornecedor fica responsável não só pela hospedagem mas pela customização e configuração da loja virtual, os serviços de desenvolvimento estão inclusos no pacote, entregando uma solução mais completa e de acordo com as necessidades do cliente.
 
 

Mas isso não é tudo

 
É importante ressaltar que estas dicas, são relacionadas às características que uma loja deve ter, porém também outros fatores, como investimento em Marketing, são fundamentais para captar os clientes e com isso obter sucesso nas vendas online.

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