Quais são os primeiros passos para abrir uma empresa?

Quais são os primeiros passos para abrir uma empresa?

Abrir a sua própria empresa pode parecer algo de outro mundo ou muito trabalhoso, porém é bem mais fácil do que parece.  Se você já possui um modelo de negócio, fez uma pesquisa de mercado e análise dos custos pelo menos do primeiro ano da sua empresa, já está na hora de dar o segundo passo. Listamos alguns pontos que devem estar na cabeça de todo empresário na hora de abrir a sua primeira empresa.

A presença de um contador é fundamental

Não tente fazer tudo sozinho, porque mesmo um pequeno erro pode trazer uma grande dor de cabeça depois. As documentações precisam estar corretas para que a empresa comece atuando totalmente na legalidade. Além disso, o contador poderá avaliar qual será o melhor sistema tributário para o seu tipo de negócio e organizar dias de pagamento dos impostos.

Conte com a consultoria de quem entende a legislação trabalhista

Um advogado ou escritório de advocacia pode auxiliar na elaboração do contrato social e outros documentos necessários para a abertura da empresa. É importante estar ciente dos trâmites e legislação trabalhista para que a sua atividade esteja regulamentada, assim como seus funcionários.

Capital de giro é essencial

O sucesso de um negócio é fruto de um bom planejamento. Ao abrir uma empresa é necessário que as finanças estejam em dia, inclusive com um bom fluxo de caixa que possa cobrir despesas de pelo menos os primeiros seis meses da empresa. Pense que podem existir meses de lucro zero e isso é muito comum no início de uma empresa.

Marketing é indispensável

É muito comum ver empresários que acabaram de abrir o seu negócio recorrendo a sites online de criação de logos ou contratando pessoas que não são especializadas. Pesquise antes qual tipo de profissional é adequado para criar a sua identidade visual. Existem pequenas empresas especializadas em atender empresários iniciantes e que possuem valores mais flexíveis para a contratação de serviços. Vale a pena destinar uma parte do seu capital para investimento em estratégias de Marketing e criação de identidade visual.

Marcas que não foram registradas devem fazer rapidamente o registro

Não pense que o investimento do registro de marca deve ser deixado em segundo plano. Se você aposta no nome da sua empresa e não o registra assim que abre o negócio, corre o risco de outro empresário fazer um registro com o mesmo nome. Imagina se a sua empresa já conquistou todo um universo específico de clientes e precisa mudar de nome de uma hora para a outra? É uma situação que ninguém deseja passar.

Além disso, é importante verificar domínios disponíveis na web que façam um link com o nome da empresa. Logo depois, a criação de um site responsivo, ou seja, que podemos navegar tanto no computador, quanto em tablets e celulares, e com informações básicas faz toda a diferença na hora na hora de divulgar o seu negócio. Empresas que não possuem sites tendem a ser menos lembradas e possuem menor credibilidade.

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